PANTANAL NOTÍCIAS MS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Sem categoria

Cão da raça Shih Tzu é resgatado após denúncia à Prefeitura de Nova Iguaçu

Cão da raça Shih Tzu é resgatado após denúncia à Prefeitura de Nova Iguaçu




Um cão da raça Shih Tzu foi resgatado na noite da última quarta-feira (26), no bairro Califórnia, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Polícia Civil. O animal, que vivia em condições inadequadas, precisou ser levado à uma clínica veterinária para passar por atendimento. O tutor do cão, um jovem de 18 anos, foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

A ação foi realizada após denúncia anônima feita à Ouvidoria da prefeitura, que encaminhou o relato à Assessoria Especial de Proteção Animal, órgão ligado à Secretaria Municipal de de Governo (SEMUG), que orientou a denunciante a formalizar a queixa junto à Polícia Civil. Policiais do projeto Nas Garras da Lei, voltado para a causa animal, foram ao endereço apontado e efetuaram o resgate. Esta foi a terceira vez que o mesmo homem foi denunciado por maus-tratos a animais.

“Estivemos duas vezes no local e orientamos o tutor sobre os cuidados necessários para manter o pet saudável. Mas como não surtiu efeito e voltamos a receber uma denúncia, foi necessário intervir com a polícia. O cão estava em um ambiente insalubre, sem água nem comida”, relata a assessora especial de Proteção Animal, Naira Pereira.

Após passar por uma avaliação veterinária, o cão foi encaminhado para uma das protetoras parceiras da prefeitura. Ele será cuidado e, em breve, estará disponível para adoção.

Feira de adoção terá nova edição neste fim de semana

Os amantes de pets terão uma nova oportunidade para adotá-los neste sábado (29). A 14ª edição da Feira Municipal de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela prefeitura, vai disponibilizar 32 animais de estimação.

Para se tornar um tutor, o interessado deverá preencher um termo de adoção responsável no qual se compromete a oferecer os cuidados necessários ao animal. Os pets são entregues já castrados e vermifugados, com exceção dos filhotes ainda com pouca idade para passar pelo procedimento.

Estes são inseridos no serviço de castração gratuita da prefeitura – realizado em parceria com o Hospital Veterinário da Estácio – no ato da adoção. Quando chegarem na idade apropriada, eles serão castrados. Os bichinhos de estimação também sairão da feira já com a dose da vacina antirrábica.

No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. Desta forma, é possível acompanhar a adaptação do animal ao novo lar e certificar-se que ele está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.

A ação conta com o apoio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de protetores de animais de rua. São estes protetores parceiros que resgatam e cuidam dos animais até que eles estejam prontos para ser adotados.

O Top Shopping fica na Avenida Governador Roberto Silveira, nº 540, no Centro de Nova Iguaçu. A ação acontece das 10h às 15h.