PANTANAL NOTÍCIAS MS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Notícias

Secretaria da Mulher do Distrito Federal adota sistema desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), destacou um importante marco ao doar o Sistema de Informação Íris para a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). O sistema desenvolvido pela Agetec, já está em utilização pelo órgão federal desde fevereiro deste ano e foi formalmente implementado conforme a Portaria nº 80, publicada nesta semana, no Diário Oficial do Distrito Federal.

A parceria entre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e a Prefeitura de Campo Grande, firmada em agosto de 2022 por meio de um termo de cooperação técnica, marca um avanço significativo. Com a doação do Sistema Íris, a SMDF dá um grande passo em direção a uma operação mais eficaz e eficiente, trazendo impactos positivos para a comunidade atendida. A Secretaria da Mulher se prepara para uma nova era de operações otimizadas e atendimento aprimorado, utilizando os dados coletados para construir políticas públicas mais eficientes voltadas para as mulheres.

“A colaboração de Campo Grande não apenas fortalece a capacidade de oferecer serviços ágeis e personalizados às mulheres do Distrito Federal, mas também torna a gestão municipal uma referência para contribuir e melhorar a qualidade de vida em outras regiões do país. A tecnologia desenvolvida localmente é um instrumento eficiente para promover a igualdade de gênero e o bem-estar social a nível nacional”, disse a prefeita Adriane.

O Sistema Íris padroniza a coleta de dados e o registro de atendimentos prestados às mulheres, proporcionando mais eficiência e segurança na gestão das informações. “A ferramenta foi desenvolvida em linguagem moderna e com ferramentas eficientes de segurança. O Sistema Íris permite a coleta padronizada de dados referentes às mulheres atendidas, garantindo mais agilidade no processo”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Para a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, a implantação do sistema Íris foi essencial para aprimorar os serviços públicos e garantir um atendimento de qualidade. “É com grande satisfação que recebemos a notícia de que o Sistema Íris agora também atende a Secretaria da Mulher do Distrito Federal. Este sistema, desenvolvido pela Agetec e compartilhado com a instituição federal, já está em operação desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. Essa ferramenta tem sido fundamental para a gestão e análise dos dados das mulheres atendidas por esses serviços, contribuindo significativamente para aprimorar o atendimento prestado pelo poder público”, disse Stephanini.

Todas as unidades que compõem a estrutura da Secretaria da Mulher – Casa Abrigo, Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams), Espaços Acolher, Comitês de Proteção à Mulher e as Unidades Móveis – ao realizarem ações de acolhimento, promoção e capacitação, devem efetuar os registros dos dados e dos atendimentos prestados. A partir do fluxo de informações, as equipes da SMDF irão realizar o encaminhamento para os cursos de interesse, a colocação no mercado de trabalho como também, a indicação e a inscrição nos demais programas do GDF.

“Com a implementação deste sistema, poderemos agilizar e aprimorar os processos, facilitando a gestão e análise dos dados coletados. Além disso, o sistema será fundamental para nossas atividades de promoção, capacitação e outras iniciativas da secretaria”, destacou a secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, sobre a importância da nova ferramenta para melhorar o fluxo de atendimento.

Para garantir a eficácia do sistema, os servidores responsáveis pelo cadastro e acolhimento passaram por um treinamento especializado. A Agetec disponibilizou uma equipe de especialistas que treinou e acompanhou a equipe do SMDF desde a configuração inicial do software até todo o processo de transferência de tecnologia, assegurando a organização dos dados de atendimento e o respeito absoluto à privacidade das informações coletadas.