PANTANAL NOTÍCIAS MS

NOTÍCIAS DE CAMPO GRANDE E MATO GROSSO DO SUL

Notícias

Governo de MS e Força Nacional trabalham em conjunto para combater focos no Pantanal – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Trabalho coletivo e esforço lado a lado. Assim o Governo do Mato Grosso do Sul, por meio do Corpo de Bombeiros, e a Força Nacional realizam ações conjuntas para conter os focos de incêndio no Pantanal. Quatro equipes atuaram na fazenda São Bento, próxima a região da Maracangalha, durante a quarta-feira (3).
As equipes seguiram de manhã para atravessar o Rio Paraguai de balsa e depois partiram por mais 33 km até chegar ao local de ação. Cinco viaturas, entre elas um caminhão Auto Tanque de 7 mil litros se concentraram para reduzir os focos na região.
O trabalho foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, bombeiros de Brasília e militares da Força Nacional, somando um grupo com 16 profissionais em campo.
Ao longo do trabalho duas aeronaves Air Tractor da ICMbio sobrevoaram o local e fizeram três disparos de água para ajudar no trabalho de campo. Este é o terceiro dia seguido de combate a focos na região do Maracangalha.
“Realizamos aqui um combate direto, com às queimadas evoluindo desde ontem. Uma junção de forças para combater estes focos. É um local de muito desgaste aos militares, difícil de ação, que exige muito esforço”, afirma o tenente José Francisco Morel, comandante da operação no Maracangalha.
Morel explicou que a situação piorou na região devido o tempo muito seco, que teve mudança repentina do vento. “Fizemos uma ação de combate aqui nos últimos dias, mas o vento mudou e voltou alguns focos. Por isso tivemos que refazer a estratégia. O trabalho vai continuar na região, até que possamos acabar com todos os focos”, descreve.

O capitão Gabriel Lopes, comandante operacional do Corpo de Bombeiros em Corumbá, ressaltou que as equipes seguirão para está região devido o aumento dos focos nos últimos dias. “Lá estamos fazendo este trabalho conjunto, até porque o fogo se dividiu em dois focos”.
O trabalho do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional foi coordenado e feito lado a lado para conter as chamas. Este esforço é reconhecido por quem trabalha e mora na região.
“Moro há dois anos aqui no Pantanal e sempre digo que é um lugar ótimo para se viver. Estes incêndios assustam, mas é sempre muito bom contar com o apoio dos bombeiros, que nos ajudam bastante. Este trabalho conjunto com outros órgãos também é muito bom”, afirma Ailton Pavão, morador da região.
Estrutura de campo
Com um grande desafio pela frente, em mais de 100 dias de Operação no Pantanal, já foram utilizados 446 bombeiros do Mato Grosso do Sul e hoje contam com reforço de 82 militares da Força Nacional e mais 233 brigadistas do Ibama.
São 11 aeronaves a disposição, entre elas um cargueiro KC-390, cedido pelo Governo Federal. Para as ações de campo têm 39 veículos,.entre caminhonetes, caminhões e lanchas.

Além da região da Maracangalha, os trabalhos seguem ativos em outros locais, como ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri, Paraguai Mirim, região do Buraco das Piranhas, do Rio Abobral e do Rio Taquari, além do Pantanal do Rio Negro.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MSFotos: Álvaro Rezende