Cícero Lucena autoriza obras de infraestrutura, mobilidade e urbanização no anel viário da UFPB
O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta sexta-feira (26), o início de um amplo conjunto de obras de infraestrutura, urbanização e mobilidade urbana no entorno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), beneficiando diretamente os bairros Castelo Branco, Bancários e Altiplano. As intervenções incluem a construção e reforma de rotatórias, ampliação de vias, serviços de drenagem, recapeamento asfáltico, implantação de ciclofaixas, sinalização viária e a instalação de iluminação em LED na nova ponte que conecta o Altiplano ao anel viário.
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância das obras para preparar a região para o aumento do fluxo de veículos, previsto a partir das recentes intervenções que estão sendo executadas – da ponte que liga o Altiplano à Cidade Universitária até a ponte das Três Ruas, nos Bancários. “Estamos falando da maior rotatória da cidade, que tem a UFPB e o Hospital Universitário ao Centro, e que exige soluções de mobilidade capazes de garantir melhor circulação de veículos, pedestres e ciclistas, além de melhorias no sistema de drenagem”, explicou Cícero Lucena.
“Um investimento de R$ 27 milhões, que visa otimizar a conexão entre o Altiplano Cabo Branco e a Cidade Universitária. A iniciativa facilitará o acesso e a saída dos moradores e trabalhadores do Altiplano, utilizando a rodovia federal e outras vias, e oferecerá uma alternativa ao tráfego da área do Castelo Branco. O objetivo é reduzir o volume de veículos e aprimorar a mobilidade urbana”, concluiu o prefeito, projetando a conclusão da iluminação em Led do Castelo Branco e Bancários no próximo mês.
Urbanização – O serviço abrange a Rua Tabelião Stanislau Eloy, Rua José Dionísio da Silva, Rua Vereador João Freire, Via Expressa Padre Zé e Rua Nestor Rocha Arnaud. O investimento total é de aproximadamente R$ 27,8 milhões, com extensão de 4,18 km.
Iluminação em LED – O projeto inclui postes com dupla função, iluminação inteligente para pedestres e ciclistas, telegestão e monitoramento integrado, reforçando a segurança, a mobilidade e a valorização urbanística dessa importante área da cidade.
“A requalificação proposta visa aprimorar a drenagem, ampliar as vias, oferecer estacionamento adequado, construir novas rotatórias, e instalar nova iluminação e sinalização. O objetivo é expandir a capacidade viária para acomodar o aumento do volume de veículos, conforme anunciado pelo prefeito. Essa intervenção é parte de um projeto maior que inclui o novo terminal da Dom Pedro II, e o novo corredor”, detalhou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.